C/Ó/D/I/G/O D/E B/A/R/R/A/S
Para compreender como as informações são codificadas em código de barra é fundamental que se tenha os seguintes conceitos.
Barra:
Consiste na parte escura do código(normalmente preta), ela absorve a luz e codifica um em cada modulo de barra .
Espaço:
Consiste na parte clara do código (geralmente o fundo que o código é impresso) , ele reflete a luz e cada modulo é codificado como zero.
Cada numero ou letra codificado com barra e espaço. Cada caracteres pode ser modificado por tantos “1” ou “0” quantos forem os módulos contidos na sua codificação.
Indicam ao leitor de código o respectivamente o inicio e o fim do código estes caracteres pode ser representado por uma letra ,um numero ou um outro símbolo dependendo do padrão do código em questão.
Os separadores serve para indicar as extremidade do código e indicar ao leitor o sentido que o código esta sendo lido. Este separadores serve também para permitir que o código seja lido nos dois sentidos.
Zonas mudas:
Também conhecida como Quites Zones, são nada mais que margens antes do caracteres inicial e depois do caracteres final formadas por espaços. Elas são extremamente importantes para o reconhecimento do código pôr parte do leitor, e se forem excluídas poderão impossibilitar a interpretação do código de barra, gerando assim, uma leitura nula.
Sinais de enquadramento:
Delimitam uma área retangular da qual deve estar contidos todos os elementos de código e somente ele.
Densidade do código de barra:
É caracterizada pela relação entre a quantidade de módulos ou caracteres e o espaço ocupado pelos mesmo uma vez impressos.
O modulo consiste no elemento mais estreito do código, seja ele uma barra ou espaço. Os separadores, as zonas mudas, os caracteres especiais, ou seja, todos os elementos que compõem o código de barra são múltiplos do modulo quanto a largura. Isto posto, podemos dizer que o modulo é a unidade mínima e básica componente do código de barra cujo tamanho e definido diretamente pela densidade do código.
Flag:
Ele é empregado no sistema EAN no inicio do código para indica o país de origem do produto. Já no UPC ele também situa no inicio do código mas ele indica o tipo de produto.
Utilizado para detectar erros durante a varredura, evitando assim a leitura errônea, e também adulterações, ele é constituído pôr um elemento incluído no código que é calculado a parir de um algoritmo que emprega os demais números do código.
Pôr uma mera convenção, identificaremos o digito zero como uma seqüência de cinco barras :barra estreita, barra estreita, barra larga, barra larga e barra estreita, espaçadas por espaços em branco. Assim, o digito 0 codificado ficaria dessa maneira:
Os digito de 0 - 9 ficaria :
O número 1998 ficaria :
Como os código de barras são lidos
Para compreender como os códigos de barra são lidos deve-se primeiro entender dois conceitos:leitura e codificação.
Um dispositivo de leitura de código de barra ele transforma os dados codificado em barras em sinais elétricos de duração proporcionais as barras.
Ex: A caneta ótica e um dispositivo leitor de código de barra que tem em sua ponta um emissor de luz normalmente vermelha e um sensor para receber a reflexão dessa luz (ou não).Assim se a caneta ótica for colocada em uma superfície branca , a luz emitida vai refletir na superfície e o sensor vai captar essa reflexão e gerara um sinal elétrico que corresponde a superfície branca. De maneira oposta , se a caneta for posicionada em cima da superfície escura, normalmente preta, a luz emitida da caneta será absorvida
e o sensor não recebera nenhum reflexo, e o sensor ira gerar um sinal elétrico correspondente a cor preta. Se a caneta for passada sobre uma etiqueta de código de barra com velocidade constante , a caneta irá gerar uma seqüência de sinais elétricos conforme a mesma vai passando pelas barras (largas e finas) pretas e espaços em branco.
Através da luz refletida pelos módulos que compõem os espaço, ou pela sua ausência na barras, o leitor interpreta o código. A interpretação acontece através do uso de um conversor analógico/ digital que transforma os sinais elétricos analógico produzido pela luz recebida pôr meio de um sensor fotoelétrico, em um sinal digital (sucessão de 0 e 1 em forma de pulso) e que na ausência da luz refletida gera um outro sinal digital que caracteriza a barra, assim, cada caractere do código é interpretado como um numero binário, onde cada modulo reproduz um digito 0 ( reflexão da luz pelo código, ou seja , espaço no código ), ou um digito 1 (absorção da luz pelo código, ou seja, barra no código).
Decodificação:
Decodificar um código de barra é transformar os sinais elétricos de um dispositivo leitor de código de barra em um caractere correspondente de acordo com o padrão do código utilizado. Assim, no exemplo anterior , a decodificação do código lido se daria da seguinte maneira: o decodificador obtém as informações : barra estreita, barra estreita, barra larga, barra larga e barra estreita, e utilizando-se a tabela de codificação do código 25, pôr exemplo, obtém como caractere lido o digito 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário